terça-feira, 1 de junho de 2010

Técnicas de Reportagem - Orientações e regras para o trabalho de AV2 2010.1

COMUNICAÇÃO SOCIAL / JORNALISMO – TOM JOBIM – 2010.1
Técnicas de Reportagem – Professora Patrícia D’Abreu
Orientações/regras para a confecção do trabalho de AV2

A. FORMATAÇÃO

1. O trabalho deverá ser entregue impresso em papel A4 branco, com tinta preta.

2. Todos os elementos textuais deverão obedecer às seguintes regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): letra Times New Roman, normal, corpo 12; entrelinha 1.5 em texto justificado; margens 3.0 cm (esquerda e pé de página), 2.5 cm (direita e alto de página).

3. O trabalho deverá ter uma capa na qual constarão exclusivamente os seguintes dados: título do trabalho, nome da disciplina, período acadêmico, turno, tipo de prova, nome da professora e nome dos integrantes do grupo em ordem alfabética.

4. O trabalho deverá ser paginado NA ORDEM em que as questões estão descritas nos itens “3” e “4” do tópico “D” destas instruções.

B. COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS

1. Os grupos serão compostos por NO MÁXIMO 3 (três) alunos da MESMA TURMA.

2. Trabalhos com mais de 3 (três) componentes e/ou com componentes de turnos diferentes NÃO SERÃO ACEITOS.

C. ENTREGA

1. Somente serão aceitos os trabalhos entregues terça-feira, dia 08 de junho de 2010, no primeiro tempo de aula (das 13h30 às 14h10).

2. Os componentes de cada grupo SOMENTE poderão assinar a ata da AV1 mediante a entrega do trabalho e a conferência, por parte da professora, de seus nomes na capa do trabalho.

D. ESTRUTURA DO TRABALHO

1. O trabalho de AV1 corresponde à confecção de uma pauta de investigação jornalística e à confecção de um relatório de investigação jornalística NOS MOLDES das folhas impressas sobre estes assuntos (entregue pela professora em sala de aula e disponíveis nas postagens abaixo).

2. Os trabalhos deverão ser INÉDITOS e deverão demonstrar RIGOR JORNALÍSTICO no que se refere aos dados apresentados, tanto em relação à pré-apuração quanto em relação à coleta dos dados.

3. Conforme a definição e a explicação referentes à folha entregue em sala de aula, a pauta de investigação jornalística deverá conter:

I. Retranca

II. Equipe

III. Data

IV. Endereço

V. Deadline

VI. Assunto

VII. Fontes

VIII. Sugestões

IX. Necessidades materiais

X. Equipamentos

XI. Material de pesquisa

4. A partir da definição e da explicação referentes à folha entregue em sala de aula, o relatório de investigação jornalística deverá conter APENAS UMA das entrevistas indicadas na pauta, desde que esta entrevista aborde de forma consistente as principais informações relacionadas no tópico “Assunto” desta pauta. No caso de a pauta ser a entrevista com alguém, o relatório, obviamente, corresponderá à própria entrevista. Em quaisquer casos, este relatório de investigação jornalística deverá conter:

I. Retranca

II. Equipe

III. Data

IV. Endereço

V. Assunto

VI. Fontes

VII. Necessidades materiais e equipamentos

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o tópico “Aproveitamento” do relatório de investigação jornalística NÃO é necessário.

TOTAL DO TRABALHO = 10.0 (DEZ) PONTOS


CONFORME EXPLICADO EM SALA DE AULA, TANTO A PAUTA DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA QUANTO O RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA DEVERÃO SER REDIGIDOS DE FORMA CLARA, COM COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL E RESPEITO ÀS NORMAS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA. A QUALIDADE DO TEXTO PODERÁ COMPROMETER A PONTUAÇÃO DESCRITA ABAIXO.