Modelo de relatório de investigação jornalística
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO – TÉCNICAS DE REPORTAGEM
CAMPUS TOM JOBIM – PROFª PATRÍCIA D’ABREU – 2010.1
Modelo de relatório de investigação jornalística
RETRANCA: identificar a pauta
EQUIPE: créditos dos profissionais que participaram da apuração, com suas devidas funções e a descrição de sua participação.
DATA: dias nos quais a investigação foi realizada.
ENDEREÇO: locais nos quais a investigação foi realizada.
APROVEITAMENTO: especificar se a pauta foi ou não cumprida integralmente, relacionando, se for o caso, tanto as informações que deixaram de ser colhidas quanto as que foram acrescentadas e o porquê em ambos os casos.
ASSUNTO: relacionar todas as informações colhidas referentes aos dados fundamentais do assunto a ser investigado (3 Q + O + P + C),mostrando como elas se relacionam com a angulação e o tratamento editorial solicitados e como podem ser contextualizadas a partir das abordagens já veiculadas. Especificar como as informações serão organizadas no espaço editorial destinado à pauta.
FONTES: creditar corretamente todas as fontes, tanto as que estavam previstas na pauta quanto as que foram acrescentadas durante a investigação.
NECESSIDADES MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:relacionar a utilização/necessidade/disponibilidade de credenciais, autorizações e demais particularidades de acesso da equipe às fontes e/ou aos locais com e nos quais a apuração foi realizada. Justificar a utilização dos equipamentos solicitados na pauta de investigação.
CAMPUS TOM JOBIM – PROFª PATRÍCIA D’ABREU – 2010.1
Modelo de relatório de investigação jornalística
RETRANCA: identificar a pauta
EQUIPE: créditos dos profissionais que participaram da apuração, com suas devidas funções e a descrição de sua participação.
DATA: dias nos quais a investigação foi realizada.
ENDEREÇO: locais nos quais a investigação foi realizada.
APROVEITAMENTO: especificar se a pauta foi ou não cumprida integralmente, relacionando, se for o caso, tanto as informações que deixaram de ser colhidas quanto as que foram acrescentadas e o porquê em ambos os casos.
ASSUNTO: relacionar todas as informações colhidas referentes aos dados fundamentais do assunto a ser investigado (3 Q + O + P + C),mostrando como elas se relacionam com a angulação e o tratamento editorial solicitados e como podem ser contextualizadas a partir das abordagens já veiculadas. Especificar como as informações serão organizadas no espaço editorial destinado à pauta.
FONTES: creditar corretamente todas as fontes, tanto as que estavam previstas na pauta quanto as que foram acrescentadas durante a investigação.
NECESSIDADES MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:relacionar a utilização/necessidade/disponibilidade de credenciais, autorizações e demais particularidades de acesso da equipe às fontes e/ou aos locais com e nos quais a apuração foi realizada. Justificar a utilização dos equipamentos solicitados na pauta de investigação.
Comentários
Abraços!!!