Modelo de relatório de investigação jornalística

COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO – TÉCNICAS DE REPORTAGEM
CAMPUS TOM JOBIM – PROFª PATRÍCIA D’ABREU – 2010.1
Modelo de relatório de investigação jornalística

RETRANCA: identificar a pauta

EQUIPE: créditos dos profissionais que participaram da apuração, com suas devidas funções e a descrição de sua participação.

DATA: dias nos quais a investigação foi realizada.

ENDEREÇO: locais nos quais a investigação foi realizada.

APROVEITAMENTO: especificar se a pauta foi ou não cumprida integralmente, relacionando, se for o caso, tanto as informações que deixaram de ser colhidas quanto as que foram acrescentadas e o porquê em ambos os casos.

ASSUNTO: relacionar todas as informações colhidas referentes aos dados fundamentais do assunto a ser investigado (3 Q + O + P + C),mostrando como elas se relacionam com a angulação e o tratamento editorial solicitados e como podem ser contextualizadas a partir das abordagens já veiculadas. Especificar como as informações serão organizadas no espaço editorial destinado à pauta.

FONTES: creditar corretamente todas as fontes, tanto as que estavam previstas na pauta quanto as que foram acrescentadas durante a investigação.

NECESSIDADES MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:relacionar a utilização/necessidade/disponibilidade de credenciais, autorizações e demais particularidades de acesso da equipe às fontes e/ou aos locais com e nos quais a apuração foi realizada. Justificar a utilização dos equipamentos solicitados na pauta de investigação.

Comentários

Olá, Patrícia! Não sou sua aluna, mas encontrei seu blog ao pesquisar alguns assuntos na área de Comunicação e gostei muito dos seus posts e do seu jeito de explicar os assuntos! Estou desenvolvendo também um blog voltado para Comunicação e, se interessar, apareça por lá: samantanascimento.blogspot.com

Abraços!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Descrição estrutural de pauta de investigação jornalística

Para entender estrelas e textos: coesão e coerência

A pirâmide invertida e o lide