Tópicos sobre a utilização da propaganda pelos diferentes setores da economia

BIBLIOGRAFIA: SAMPAIO, Rafael. “Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso.” Rio de Janeiro: Campus, 1999.

1. Bens de consumo- duráveis e não-duráveis; de massa e restritos; constantes ou sazonais. Destina-se ao consumidor final; tem como objetivo difundir e impor marcas, bem como motivar seu consumo e manter sua imagem.

2. Bens industriais e de bussiness-to-bussiness- público consumidor limitado e específico (empresas e instituições). Tem função informativa e mantenedora de determinada imagem de mercado.

3. Serviços- varia em função do universo a ser atingido e das características do serviço a ser utilizado. Forma imagem, informa características e divulga vantagens e condições de uso.

4. Bens culturais e de informação- conquista e/ou mantém consumidores. Tem como finalidade fornecer informações, expor características, motivar o consumo e alertar para a oferta de situações especiais.

5. Varejo- tem a venda como objetivo primordial e a motivação do consumo como estratégia. Informa sobre condições, preços, vantagens e disponibilidade de determinados produtos (de massa ou segmentados).

6. Pequeno comércio, indústria e serviços- visa a expansão dos negócios através de técnicas simples, pequeno alcance e espaços baratos.

7. Intermediários- empresas que funcionam como ponte entre produtor e consumidor (revendedoras de automóveis) ou entre o produtor e o comércio (atacadistas). Informa a disponibilidade de estoque e a oferta de preços e condições.

8. Serviços públicos- estatais ou privadas. Tem função educativa e informativa, mesmo que envolva a competição de mercado entre empresas.

9. Governo- se refere ao dever que o poder público tem de manter a população informada sobre a administração dos recursos públicos, bem como se refere à necessidade do poder público em motivar a população em relação a determinados assuntos. Alterna o gratuito com o pago.

10. Associações- se refere à reunião de vários setores e áreas da economia, que somam esforços para a realização de campanhas específicas.

11. Cadeias de consumo- estimula atitudes e hábitos de consumo que movimentem uma cadeia inteira. Incidência freqüente na moda. Vende um conceito (atitude perante formas, cores e tipos de roupas), divulga padrões de tecidos e modelos de roupas de certa tendência, divulga e motiva o desejo de compra, faz ofertas e informa sobre alternativas de compra. Pode ser feita tanto pelo início quanto pelo fim da linha da cadeia de negócio.

Comentários

Oi professora, meu nome é Fernanda. Sou jornalista em SC e gostaria de mandar os parabéns pelo blog. Recentemente resolvi abandonar a vida de redação e estudar para concursos públicos. É muito difícil achar material desta parte teórica (que há tanto tempo estudei na faculdade) e aqui encontrei contribuições valiosas ao meu estudo. Um abraço da agora frequentadora do seu espaço virtual

Postagens mais visitadas deste blog

Descrição estrutural de pauta de investigação jornalística

Para entender estrelas e textos: coesão e coerência

Técnicas redacionais em jornalismo impresso